3 de out. de 2015

Antônio Cordeiro Lançou na Nacional(Rádio) um Programa Diferente- Por Levy Kleiman

Há alguns anos, o radialista José Rezende, me enviou várias fotos acerca o rádio esportivo. Esta matéria que eu vou expor, deve datar anos 1940, numa seção que tinha(ou Revista Manchete Esportiva ou numa gazeta qualquer que tinha uma seção chamada "Rádio Esportivo"- motivo pelo qual dei o nome para o meu "enésimo" blog voltado pro rádio esportivo). Caso vocês tenham a curiosidade, quando a matéria for citar "Distrito Federal", na época, era o Rio de Janeiro, e não Brasília. Outra curiosidade é que até os anos 70, não havia a frequência em KHz e sim em quilociclos, e as siglas, eram às frequências das emissoras.

A matéria que eu porei aqui será sobre o lançamento de um programa pela Rádio Nacional chamado "Bate Bola Nacional"(ainda está no ar pela mesma emissora, pelas rádios EBC,às 20 horas, às segundas às sextas-feiras). Boa leitura, leitor ouvinte.

Isabela Guedes.

_________________________________________________


Antônio Cordeiro lançou na Nacional Um programa Diferente

Por: Levy Kleiman 

A radiofonia esportiva no Distrito Federal está dia-a-dia, ganhando mais terreno. Recentemente a Rádio Guanabara, preparando-se para uma grande fase, passou a apresentar seis programas diários sobre assuntos esportivos, e um mês após a "C-8" ter iniciado esta grande programação especializado, a "E-8", emissora líder do "broadcasting" nacional lançou uma novidade no assunto. A Rádio Nacional entre todas as estações que irradiam os jogos de futebol era a única que não possuía uma programação de esportes nos dias úteis. Aliás em 1943, a emissora que ocupa os últimos andares do edifício "A Noite", apresentou diariamente durante vários meses a "Resenha Esportiva Brasileira", montada e redigida pelo autor destas linhas
, e apresentada por Gagliano Neto.

Inicialmente  no horário de 18:30 às 18:45, e posteriormente das 17:30 às 17:45. Antônio Cordeiro, que há vários anos comanda a equipe esportiva da Rádio Nacional, sentiu a necessidade de um contato mais amplo com os ouvintes das ondas curtas e longas da potente emissora, e após a sua visita a Portugal, a Espanha, quando transmitiu os jogos da temporada do Vasco da Gama, resolveu pôr em prática uma ideia que acalentava há muito. Dificuldades de horário no lotadíssimo espaço de tempo noturno da "E-8", impediram o imediato lançamento do programa. No dia 1º de setembro, às 18:30, o "Speaker-Cronista", anunciou pela primeira vez, o lançamento do programa "No Mundo da Bola". Trata-se de um autêntico "broadcast", porque  ao contrário dos demais programas não se limita ao noticiário, e apresenta reportagens, biografias e episódios esportivos radiofonizados, boletins noticiosos, e um concurso em bases inéditas para os torcedores. 

Este programa está sendo apresentado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18:30H às 18:45hs.
Sempre, porém, que houver uma novidade no setor esportivo, Antônio Cordeiro, irradiará um noticiário pormenorizado nos outros dias da semana, neste horário, ou então em outro momento em que tiver conhecimento do fato.




Nenhum comentário: